sexta-feira, 2 de setembro de 2016

O Papa e o Facebook

Papa Francisco recebe Mark Zuckerberg
Foto retirada daqui
O papa Francisco recebeu Mark Zuckerberg, o fundador e CEO da rede social Facebook. Conversaram sobre “como usar as tecnologias de comunicação para aliviar a pobreza, promover uma cultura do encontro e fazer com que uma mensagem de esperança possa chegar especialmente às pessoas mais necessitadas”, refere um comunicado do porta-voz da Santa Sé.

O Papa já assumiu que não sabe utilizar o computador e que o seu aparelho preferido é a rádio, porque só tem dois botões, um para sintonizar e outro para o volume. Mesmo assim, avalia como positivas as redes sociais e a Internet para a vivência da fé. O que não o impede de as considerar envoltas em muitos perigos e riscos, em sintonia aliás com a reflexão que a Igreja tem produzido sobre esta temática desde 2002, o ano em que foram publicados os primeiros documentos dedicados especificamente à relação entre a Igreja e a Internet e à “ética na rede”.

Na mensagem para o dia mundial das comunicações de 2014 o Papa reconhecia que a “Internet pode oferecer maiores possibilidades de encontro e de solidariedade entre todos; e isto é uma coisa boa, é um dom de Deus”. E já na mensagem deste ano lembrou que “as redes sociais são capazes de favorecer as relações e de promover o bem da sociedade, mas podem também levar a uma maior polarização e divisão entre as pessoas e os grupos”.

Todos os meios de comunicação social, e particularmente as novas tecnologias, provocam duas reações típicas no seio da Igreja: uns reagem liminarmente à sua utilização e realçam os seus perigos; outros aderem a eles de forma ingénua, inconsciente e acrítica. Ora, a melhor atitude em relação às novas tecnologias e à Internet deverá situar-se algures entre a condenação moralista e a excessiva confiança. Tal como tem feito o Papa, deve promover-se a serena consciência das suas oportunidades e uma atitude vigilante em relação aos seus riscos.

(Texto publicado no Correio da Manhã de 02/09/2016)

Sem comentários:

Enviar um comentário