sexta-feira, 4 de março de 2016

Dinheiro sujo

Foto retirada daqui
O Papa Francisco não desconhece que o “dinheiro sujo” proveniente de atividades ilícitas, ou manchado pela exploração dos trabalhadores, é introduzido na Igreja e, por vezes, aceite em diversas organizações católicas. Porventura, também em Portugal. Muitas das vezes sem que os responsáveis pelas comunidades disso se apercebam. E (espera-se...) habitualmente sem o seu consentimento ou a sua colaboração.

Na sua primeira entrevista ele confidenciou que, quando era arcebispo de Buenos Aires, determinadas pessoas chegaram a propor-lhe doar uma avultada quantia para uma obra de beneficência a troco de um recibo de montante superior. Nessas circunstâncias, dada a importância do que pretendia levar por diante e do bem que isso significaria para as pessoas, podia ter sido grande a tentação de pactuar com esse esquema. Mas o cardeal Bergoglio soube resistir-lhe e recusou a proposta.

Isso dever-se-á ao facto de ele ser um “homem resolvido”, como alguém dizia há dias. Pode, por isso, ter palavras duras para quem alinha em esquemas ou tem comportamentos menos corretos na relação da Igreja com o dinheiro.

Na última audiência o Papa apontou o dedo aos que, para sossegarem a sua consciência pesada, fazem consideráveis doações à Igreja. Dinheiro manchado pelo “sangue de tanta gente explorada, maltratada, escravizada pelo trabalho mal pago”. A esses ele diz: “O Povo de Deus –quer dizer, a Igreja – não precisa do dinheiro sujo, precisa de corações abertos à misericórdia de Deus”. Ou seja, precisa de homens e de mulheres que aproveitem este Ano Jubilar da Misericórdia, se arrependam do seu proceder, acolham o perdão de Deus pelos seus atos e se aproximem do altar de “mãos purificadas, evitando o mal e praticando o bem e a justiça”.

Oxalá que a Igreja, também entre nós, não se deixe tentar pelo dinheiro conspurcado com o sangue e o suor dos explorados.

(Texto publicado no Correio da Manhã de 04/03/2016)

1 comentário: