sexta-feira, 15 de novembro de 2013

O Sínodo de Francisco

A atenção mediática concentrou-se no inquérito preparatório do próximo Sínodo dos Bispos, o que é compreensível pelas temáticas abordadas, tendo passado quase despercebida a renovação que o Papa quer introduzir nessa estrutura e a originalidade do documento que o contextualiza e prepara.

Na entrevista concedida a António Spadaro, publicada nas revistas dos jesuítas de todo o mundo, o Papa Francisco reconhecia: “Na minha experiência de superior na Companhia, para dizer a verdade, nem sempre me comportei assim, ou seja, fazendo as necessárias consultas. E isso não foi uma boa coisa”. Erro que agora não quer repetir no governo da Igreja.

Para o evitar, a primeira medida que tomou em ordem a tornar o papado mais colegial, foi a nomeação dos oito cardeais com a responsabilidade de analisar os dossiers mais complexos e de o ajudar a tomar as decisões mais acertadas. Na mesma linha, pretende fazer com que o Sínodo dos Bispos se transforme numa estrutura “quase permanente de consulta”, como revelou o arcebispo italiano Lorenzo Baldisseri, secretário do Sínodo, na apresentação da próxima reunião desse organismo.

O jornalista Sandro Magister, no sítio religioso da internet, ligado à revista italiana “L'Espresso”, sublinha, para além dessa renovação no funcionamento, a novidade da modalidade adotada na sua preparação. “Todos os Sínodos anteriores, no arco de meio século, haviam sido precedidos por documentos preparatórios prolixos, abstratos e chatos”, diz Sandro Magister. Neste, o texto que antecede as questões do tão divulgado inquérito é “um documento de trabalho conciso e concreto”.

Numa primeira parte faz-se a descrição das principais problemáticas, “até há poucos anos inéditas”, que afetam a família e “exigem a atenção e o compromisso pastoral da Igreja”. Segue-se-lhe a exposição da conceção bíblica da família e dos ensinamentos do magistério da Igreja, desde o Concílio Vaticano II até à encíclica “Lumen Fidei”.

Apesar de breve, este documento, consegue dar uma radiografia bastante completa da temática da família e uma síntese extraordinária dos textos bíblicos e do pensamento da Igreja contemporânea sobre o assunto.

(Texto publicado no Correio da Manhã)

Sem comentários:

Enviar um comentário