quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Roma é uma “terra de missão”

Papa Francisco reuniu com o clero de Roma
Foto retirada daqui
O coração da cristandade, a cidade de Roma, é hoje uma “terra de missão”. Esta é a constatação que o Papa Francisco assumiu perante o clero romano na manhã do último sábado. Pouco se sabe desse encontro, pois foi fechado à comunicação social, apenas o que noticiou a diocese de Roma no seu sítio oficial. Este refere o encontro do Papa com mais de oitocentos sacerdotes (diocesanos e religiosos) e diáconos permanentes ao serviço da diocese de Roma. Francisco “lançou um apelo à evangelização a toda a comunidade eclesial”.

Há quase 11 anos o Papa apresentou-se ao mundo como bispo de Roma. As suas preocupações com a Igreja universal, no entanto, deixam-lhe pouco tempo para a diocese para que foi eleito. Por isso tem um vigário-geral que o substitui na gestão corrente da diocese, o qual, neste momento, é o cardeal vigário Angelo De Donatis.

Porém, tanto quanto lhe permitem as responsabilidades inerentes à função de Papa, Francisco procura garantir algumas das suas responsabilidades como bispo de Roma. Nos últimos meses tem reunido com o clero e escutado as suas preocupações e anseios. Todos os encontros têm decorrido à porta fechada e longe dos média. Neste último encontro com o clero comprometeu-se a retomar as visitas às paróquias de Roma, que a pandemia interrompeu.

Já lá vão os tempos em que a Europa enviava missionários para todo o mundo. Hoje o catolicismo encolhe na Europa e desenvolve-se nos outros continentes. De acordo com as últimas estatísticas da Santa Sé, relativas a 2021, o número de católicos só diminuiu na Europa (-244.000). O aumento mais acentuado verificou-se na África (+8.312.000) e na América (+6.629.000), a que se segue a Ásia (+1.488.000) e a Oceânia (+55.000).

A Europa está a tornar-se numa verdadeira “terra de missão”. Por isso, precisa de ser novamente evangelizada.
 

1 comentário:

  1. A Europa,especialmente Portugal,deixou de se afirmar católico,depois de começarem a retirar os crucifixos das escolas .

    ResponderEliminar