sexta-feira, 19 de agosto de 2016

O bispo polémico

El Salvador vive um ano jubilar – que se iniciou no dia 15 de Agosto, dia em que o seu bispo mártir, Óscar Romero, completaria 99 anos de idade – que se encerrará no mesmo dia do próximo ano, no centenário do seu nascimento.

O então arcebispo de San Salvador foi assassinado durante a celebração da Eucaristia, a 24 de Março de 1980, por um esquadrão da morte, com ligações ao poder político de direita que, então, governava aquele país. Dadas as circunstâncias da sua morte, foi transformado num símbolo dos ideais das esquerdas latino-americanas.

Na verdade, Óscar Romero não se enquadra nas classificações políticas de esquerda ou de direita, de conservador ou progressista, como demonstra Roberto Morozzo della Rocca na biografia elaborada a partir de uma séria investigação histórica, publicada o ano passado.

Pela sua fidelidade à tradição da Igreja, pode erroneamente ser classificado como conservador. Devido ao seu entusiasmo com a renovação promovida pelo Concílio Vaticano II, e à denúncia de situações de pobreza e exploração, poderá ser  considerado como progressista. De facto, no exercício da sua missão episcopal, tanto agradou como desagradou a uns e outros. E ele sabia-o bem.

Poucos dias antes da sua morte, a 30 de Janeiro, confidenciou a um cardeal amigo, em Roma: “Vou ser morto, não sei se pela esquerda, se pela direita”. Este episódio é referido por Andrea Riccardi, fundador da Comunidade de Santo Egídio, no prefácio à refeirida bibliografia. Este, em vez de o tentar classificar, prefere realçar: “Romero foi um bispo e um amigo dos pobres. Na realidade, os pobres eram o centro das suas preocupações, pois reconhecia neles a misteriosa presença do Senhor. A vizinhança dos pobres foi a bússola da sua vida”. 

Esta bússola levou-o a afirmar numa homilia que a missão da Igreja é identificar-se com os pobres. “Assim a Igreja encontra a sua salvação", disse.

(Texto publicado no Correio da Manhã de 19/08/2016)

Sem comentários:

Enviar um comentário