quarta-feira, 4 de junho de 2025

Servir uma “igreja extrovertida”

Leão XIV ordena 11 presbíteros para a diocese de Roma

Aos poucos, o Papa Leão XIV vai demonstrando quais são as suas preocupações para o mundo e para a Igreja. Muitas delas estão em linha com o que o Papa Francisco defendia, ainda que sejam apresentadas com uma nova roupagem e acrescentando-lhe inquietações próprias do novo Pontífice.

Este sábado, na homilia da ordenação de 11 padres para a diocese de Roma, o Papa voltou a falar da unidade da Igreja. Não uma unidade monolítica, mas “dinâmica” – poliédrica, diria Francisco – porque o “povo de Deus” é constituído por pessoas diferentes, com diferentes carismas, que contribuem para o enriquecimento do todo.

O conceito de “povo de Deus” proposto pelo Concílio Vaticano II é decisivo para a compreender a missão que é confiada aos ministros ordenados. Eles são chamados a servir esse povo, “pessoas de carne e osso”, que o Pai coloca no seu caminho. “Consagrai-vos a elas, sem vos separar delas, sem vos isolardes, sem fazer do dom recebido uma espécie de privilégio”, pediu o bispo de Roma aos novos padres da sua diocese.

Para o atual Papa, a “Igreja é constitutivamente extrovertida”. Leão XIV está a reelaborar o conceito tantas vezes proposto por Francisco de uma “Igreja em saída”, pedindo aos recém-ordenados que imitem Jesus, o qual saiu do Pai para vir ao encontro da humanidade. O bispo de Roma pede aos novos padres o mesmo dinamismo missionário.

Nesta ocasião, o Papa frisou a necessidade de restaurar a credibilidade da Igreja e assumiu o compromisso de, “com todos”, reconstruir “a credibilidade de uma Igreja ferida, enviada a uma humanidade ferida, no seio de uma criação ferida”.

Restaurar a confiabilidade da Igreja depende muito da forma como os seus ministros a servem, ou se servem dela. Leão XIV tem essa noção e, por isso, exprimiu essa sua preocupação precisamente no contexto de uma ordenação sacerdotal.

(Texto publicado no Jornal de Notícias de 04/06/2025)

Sem comentários:

Enviar um comentário