Carta Pastoral disponível no sítio oficial da diocese de Fall River |
O bispo dessa diocese, D. Edgar Moreira da Cunha, é natural do Brasil, onde ingressou na congregação dos Vocacionistas em 1975. Esta dedica-se a suscitar vocações, sobretudo entre os pobres, e a ajudar jovens a discernirem a sua vocação. Foi enviado para os Estados Unidos, onde concluiu a formação para ser ordenado, e por lá ficou. Foi bispo auxiliar de Newark (2003-2014) e é bispo de Fall River desde setembro de 2014.
Numa carta dirigida aos diocesanos, D. Edgar expõe as razões que o levaram a tomar a decisão de, entre 2025 e 2027, dar uma maior atenção aos seus padres e trabalhar ativamente para lhes facultar “mais estabilidade, esperança, santidade e bem-estar”. Nessa missiva, D. Edgar refere que “investigação consistente” comprova que “as paróquias e os dinamismos pastorais florescentes são tipicamente liderados por “padres felizes”. O investimento nos padres é exigido pelos “novos desafios” e pelas exigências que lhes são colocadas “como nunca antes”.
Este plano pastoral da diocese de Fall River parece ir em contracorrente com o investimento nos leigos, cada vez mais preconizado, e o clericalismo que o Papa Francisco tem criticado e combatido. Só que investir nos leigos não significa negligenciar a formação humana e espiritual dos padres. Antes pelo contrário: exige-o!
O clericalismo e a subalternização dos leigos só sucedem devido a uma deficiente formação do Clero, que não promove a sua implicação e corresponsabilidade pastoral. Vale a pena investir nos padres para que o evitem.
Sem comentários:
Enviar um comentário