quinta-feira, 28 de novembro de 2024

O ignóbil ataque ao pregador do Papa

Confer|ência de frei Roberto Pasolini, em Varese, Itália, a 02/02/2024,
sob o título “Homossexualidade e Vida Cristã”, disponível on-line.
As redes sociais, apesar das suas inegáveis virtualidades, são também um meio propício para a disseminação de falsidades, contribuindo para a desinformação dos utilizadores que não se preocupam em verificar os conteúdos por elas divulgados.

Na semana passada, numa delas, várias publicações acusavam o frade franciscano Roberto Pasolini, Pregador da Casa Pontifícia, de ser blasfemo e herege. Referiam-se a uma conferência em que Pasolini terá defendido que “a Bíblia aprovaria implicitamente a conduta homossexual”. Mas o que mais escandalizava esses falsos defensores da sã doutrina, era “a hipótese” de terem existido “relações homossexuais entre Jesus e os apóstolos entre Jesus e Lázaro”.

Felizmente, essa conferência está disponível on-line, sob o título “Homossexualidade e Vida Cristã”. Trata-se de um percurso bíblico sobre este tema.

De facto, Pasolini apresenta alguns casos que são lidos como relacionamentos homossexuais na Bíblia. É o caso da amizade entre Jonatas e David (cf. 2 Sam 1, 26) ou a passagem do Evangelho em que um centurião romano pede a cura do seu escravo a Jesus (cf. Lc 7, 1-10), levando alguns a concluírem que haveria entre eles um relacionamento homossexual. Essas conjeturas estendem-se ao “círculo dos apóstolos”.

Na verdade Pasolini expõe essas interpretações; contudo conclui que a “Bíblia dá razões suficientes para condenar a homofobia, mas não para sustentar um juízo positivo sobre as relações homossexuais”.

Aqueles que descontextualizam e distorcem as palavras de Pasolini, pondo na sua boca aquilo que ele não disse, pretendem denegrir a sua imagem e atacar o Papa Francisco, que no início do mês o nomeou Pregador da Casa Pontifícia. Aqueles que não verificam essas falsidades, e as partilham nas redes sociais, estão a disseminá-las e a amplificar o ataque ao Papa.

Sem comentários:

Enviar um comentário